segunda-feira, 9 de abril de 2018

Arilson Chiorato na Assembleia Legislativa


No campo popular e progressista Arilson Chiorato é um dos mais cotados para a Assembleia Legislativa. Contando com o recall de 28.000 votos da eleição passada e a grande incorporação de novas lideranças regionais ao projeto renova ALEP.Arilson tem surpreendido com seu desempenho na articulação e atenção dedicada as cidades que visita. Comprometido com as políticas públicas de qualidade e com a ampla defesa dos direitos dos cidadãos Arilson é um incansável defensor dos paranaenses. Na região que atua buscou junto à senadora Gleise recursos que aplicados melhoram diretamente a qualidade de vida das pessoas. Só em Mandaguari foram mais de 2 milhões em obras e equipamentos: asfalto sobre a ponte do Jardim Progresso e Cristina, recurso para creche, reforma da praça Bom Pastor, Unidades Básica de Saude UBS, veículo para Conselho Tutelar e mais 300 mil de custeio para secretaria de Saúde. O que torna Arilson um grande parceiro deste município.


quarta-feira, 21 de março de 2018

Vereadora Marcia Serafini tem requerimento aprovado por unanimidade na Câmara

O Requerimento 045/2017 de autoria da Vereadora Marcia Serafini, foi aprovado por unanimidade na plenária da Câmara Municipal pleiteando o seguinte:

● Estudar a possibilidade de implantar o programa de apoio e incentivo da agricultura municipal para o fortalecimento da agricultura familiar, oferecendo, por exemplo, serviços de infraestrutura e assistência técnica aos produtores mais pobres, para que esses possam atingir o seu modelo ideal de funcionamento;

● Viabilizar a aquisição de retroescavadeira e caminhão com caçamba para realizar serviços de extração do cascalho e manutenção das estradas rurais.




terça-feira, 20 de março de 2018

Grandioso jantar em homenagem as mulheres demonstra força política



No sábado dia 17 de março foi realizando pelo PT um grande jantar no clube recreativo de Mandaguari em homenagem ao mês das mulheres. Contando com a presença de varias lideranças da comunidade como a vereadora Marcia  Serafini Cassiano da Silva e o presidente da Câmara Jocelino Tavares ainda com a presença do Deputado Enio Verri. O partido demonstrou capacidade de organização.
O evento contou com boa música, palestra, show de dança e um excelente cardápio. 
"Devemos homenagear as mulheres todos os dias e nosso partido sempre prestigiou as mulheres na política objetivando fazer a diferença " comentou Josias Gonçalves secretário de saúde e um dos organizadores junto com sua esposa Natalina. Ainda lembrou através de Arilson Chiorato, a Senadora Gleise e o Deputado Enio  Verri que Mandaguari foi foco de inúmeras emendas que colaboraram com o desenvolvimento da cidade e a dignidade de seu Povo.



quarta-feira, 14 de março de 2018

Vem aí o 3º Campeonato Municipal de Skate e batalha de Hip Hop

O Departamento de Esportes da Prefeitura de Mandaguari vai radicalizar com o skate e agitar a pista localizada na antiga Estação Ferroviária da cidade nos dias 24 e 25 próximos (sábado e domingo). Neste dois dias será realizado o 3º Campeonato Municipal de Skate e a Batalha de Hip Hop.
            As batalhas de rima do Hip Hop serão realizadas no dia de março, a partir das 14 horas e as inscrições podem ser efetuadas no local. O evento tem como objetivo de valorizar e incentivar essa cultura em Mandaguari.
            Já a terceira edição do Campeonato Municipal de Skate visa dar oportunidade para os locais mostrarem seu talento e ganhar visibilidade e ganhar experiência para que num futuro próximo possam participar de competições regionais, estaduais e até nacionais.
            As competições contam com o apoio da Qua4uatro Skate House, Wats, Fre Session, Hocks, Ander e Hamburgueria Escarabajo.

SKATE
O skate teve sua origem na Califórnia, por volta do início da década de 60. Tudo começou quando surfistas queriam encontrar uma maneira para se divertirem nos dias em que as ondas estivessem fracas. Foi então, que tiveram a ideia colocar rodinhas de patins na parte inferior de uma tábua de madeira, foi aí que surgiu o skate.
A prancha de madeira foi nomeada como “shape”.
Logo foi considerado um esporte, e em 1965 foram fabricados os primeiros skates e organizados os primeiros campeonatos.
O maior skatista de todos os tempos foi Tony Hawk, que até hoje é influencia e inspiração para quem pratica o esporte. Hoje, os grandes campeões de campeonatos de skate, são skatistas do Brasil e dos Estados Unidos.
O skate chegou ao Brasil por volta de 1965. Os primeiros skates brasileiros eram feitos com rodinhas de patins ou de ferro. Não existiam regras, sendo no início considerado apenas como lazer e não como uma prática esportiva.
Em 1974 foi realizado o primeiro Campeonato Brasileiro de Skate. O evento foi disputado no Clube Federal do Rio de Janeiro. Nesse mesmo ano foi inaugurada a primeira pista no Brasil. Na década de 90, o skateboard realmente explodiu no Brasil. O número de praticantes cresceu vertiginosamente, bem como os eventos, a organização do esporte e a exposição na mídia.
A Confederação Brasileira de Skate (CBSk) é a entidade nacional que regula o esporte. A CBSk foi fundada em março de 1999 em Curitiba, Paraná, e hoje tem sede na cidade de São Paulo. Atualmente o Brasil é considerado como a segunda maior potência no skate mundial, ficando atrás apenas dos Estados Unidos.

HIP HOP
         O Hip Hop enquanto cultura urbana surgiu na periferia de Nova York, entre as comunidades caribenhas, afro-americanas e latino-americanas na década de 1970. O contexto social era de violência e criminalidade nesses bairros, e a única forma de lazer possível para os jovens era nas ruas. Eles encontraram na música, poesia, dança e na pintura uma forma de manifestação de sua realidade e contestação.
O fundador do hip hop teria sido Clive Campbell, ou DJ Kool Herc. O primeiro evento da história do hip hop ocorreu no dia 11 de Agosto de 1973, na festa de aniversário da irmã do Dj, Cindy Campbell, no número 1520 da Sedgwick Avenue, no Bronx em Nova York.  Outra data que é marco na história do hip hop é o dia 12 de novembro de 1973, dia da fundação da ONG Zulu Nation que promovia a cultura hip hop como forma de manter os jovens longe do crime e da violência.
Aos poucos a poesia na música, representada pelo rap, ganhou o espaço nas discotecas, que até então não cansavam de tocar os hits da era disco. As duplas de DJs e MCs ganhavam destaque e travavam competições entre si, as batalhas de rap, feitas só pela manifestação cultural e sem conotação de violência. O grafite nos muros era a expressão da pintura na cultura hip hop, e o break era a dança que saía das ruas para as festas em toda a cidade.
O disco Hip-Hop Cultura de Rua é o que marca a chegada do movimento no Brasil. São vários os rappers que participam do álbum, entre eles Thaíde e Dj Hum, até hoje dos principais nomes do hip hop nacional. Mas a cultura hip hop chegou primeiro ao Brasil através do break dance. Antes do álbum, o hip hop brasileiro tinha seu espaço nas ruas de São Paulo, mais precisamente no metrô São Bento, em que os artistas faziam sua performance para quem passasse pela rua e estivesse disposto a contribuir.

Fonte: Imprensa da Prefeitura Municipal de Mandaguari

quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

NÃO SE ENGANE, O SEU CANDIDATO NÃO SERÁ DIFERENTE!

A ideia de que nossos governantes são benevolentes e que atendem as necessidades do povo não é novidade que é mentira. O principal objetivo tanto do executivo quanto do legislativo é angariar votos e conseguir a reeleição.  Tal hipótese denominada ciclo político econômico, faz parte da “nova economia-política” a qual tenta trazer novas ferramentas econômicas para entender o processo político- econômico.
Nesse sentido, buscando entender como nossos governantes atuam perante a sociedade, devemos entender que dentro dessa teoria existe um “ciclo” e que duas coisas são importantes, desemprego e inflação. O governante que consegue atingir essa meta, como consequência garante a reeleição. Mas, como funciona esse ciclo?
Imagine que eu, governante, assumo a presidência de uma pais e de imediato assumo suas contas e deveres perante a sociedade. Como existe contas a pagar, a primeira coisa que faço é tentar quita-las, porém, diferente de um boleto que pago diariamente, como governante ao fazer esse tipo de política representa um tipo de contração da economia. Dessa forma, inicialmente pode existir desemprego, e diminuição do produto na sociedade que governo. Como desculpa, posso dizer que o governante anterior gastou demais e de forma indevida ou posso dizer que o que gastei na gestão anterior foi necessário e esse é o momento de quitar essa conta.
Porém, na segunda parte do meu governo com parte das minhas contas pagas posso investir novamente, aumentando o emprego, diminuindo o desemprego, aumentando o produto e caso siga tudo bem, diminuir a inflação. Mas, no período seguinte já sei que por fazer esse tipo de política, terei um grande problema a resolver, quitar essa dívida. Mas atingi meu objetivo, consegui a reeleição ou consegui eleger o candidato que apoiei. 
Essa tendência pode ser observada em vários governos, e possivelmente ser a resposta para a decadência de muitos outros. O governo de Dilma por exemplo, pecou ao tentar manter o consumo ao longo de seu governo e não tentou pagar a conta do governo anterior, como consequência próximo as eleições de 2014, cometeu um erro fatal, tentou segurar a inflação com meios diretos e incentivar o emprego via senhoriagem ou emissão de moeda. Como consequência, 2015 seria um ano em que “uma bomba” estava prestes a explodir e quem assumisse estaria no centro do problema.
As consequências foram mais trágicas do que apenas desemprego e inflação, o segundo governo de Dilma estava isolado, o legislativo estava contra o governo e aos poucos a governante foi sofrendo o golpe.
É importante salientar que existem distorções no cálculo de inflação e que mesmo estando a uma taxa baixa, pode significar altos custos a população. Um exemplo atual, é o governo de Temer, que graças a ação da natureza, gerou uma grande quantidade de commodities tendo a sorte de que a inflação diminuísse, nossas safras foram as responsáveis pela diminuição da inflação. Por isso, existem diferentes formas de calculo para a inflação, dada sua complexidade.
É importante observar o desespero de muitos governos em seguir essa receita. Supondo que nossos eleitores sejam racionais (que tomam decisões baseadas nas informações que possui) seguir esse caminho na economia pode significar a diferença entre se reeleger ou ficar no limbo político. Salvatto (2010) por exemplo, faz um estudo sobre o período de 1985 a 2006, Como principais resultados ele encontrou fortes evidências estatísticas de manipulação oportunista pré-eleitoral sobre a taxa de inflação no período após implementação do Plano Real, e sobre as taxas de desemprego e crescimento do produto, não houve rejeição da hipótese de ação oportunista sobre o gasto público e o déficit governamental.
As eleições de 2018 podem ser decididas pelo apoio do atual governo, pois a corrida pelo status” bom” está em ritmo acelerado e mesmo não sendo verdadeiro os resultados, ele devem ser decisivos.

Autor: André Lucas Baculi - Graduado/Mestrando em Economia.

sábado, 3 de fevereiro de 2018

Carteirinha de transporte escolar será obrigatória a partir deste ano

Os alunos das redes municipal e estadual de ensino em Mandaguari terão, obrigatoriamente, que fazer uso das carteirinhas de transporte escolar, a partir deste ano, de acordo com a Secretaria de Educação do Município, que está iniciando hoje e encerra na próxima sexta-feira (2 de fevereiro) a entrega para os alunos da Rede Municipal de Ensino. Para os alunos da rede estadual a entrega será entre os dias 5 e 9 de fevereiro.

De acordo com a secretária municipal de Educação, Adenise Batista Rodrigues, a medida é importante para dar mais segurança e comodidade aos alunos transportados diariamente e também para atender a uma resolução do Governo do Estado. Só para se ter uma ideia, são transportados cerca de 3.500 alunos por dia, somando as redes municipal e estadual, o que obriga a secretaria a tomar medidas de controle, visando a segurança destes alunos e a oferta de um serviço cada vez melhor, com o respeito que eles merecem.

 

SERVIÇO

         Pais e responsáveis pelos alunos devem procurar as carteirinhas na Secretaria da Educação, localizado na Rua Padre Antônio Lock, esquina com a Avenida Amazonas (Módulo Cultural). Deve ser apresentado um documento do aluno. Horário de atendimento de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h00 às 17h00. Mais informações através do telefone (44) 3233-3252.

Fonte: Imprensa Prefeitura Municipal de Mandaguari

Unidade de saúde do Tancredo Neves passará por reformas

A Unidade de Atenção Primária Saúde da Família (UAPSF), que funciona na Rua Mario Benedetti, entre o Jardim Tancredo Neves e o Jardim Esplanada, estará fechada no 7 de fevereiro próximo, para a mudança do pessoal e equipamentos para a Unidade Básica de Saúde (UBS) dos Cinco Conjuntos, onde retoma o atendimento no dia 8 de fevereiro.

         O motivo da mudança é a reforma geral do prédio, que deverá ficar pronta em cerca de 90 dias. A UBS dos Cinco Conjuntos é ampla e poderá abrigar provisoriamente os profissionais da UAPSF, cujo prédio necessitava de melhorias na sua estrutura, que tem problemas com infiltrações. “Estamos pensando na segurança e conforto tanto para os profissionais que lá trabalham quanto para as pessoas que utilizam a unidade todos os dias”, enfatiza o secretário de Saúde do Município, Josias Gonçalves.

         Ainda de acordo com a Secretaria de Saúde, o trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) será mantido nos conjuntos habitacionais Tancredo Neves, Vila Verdes e bairros vizinhos.

Fonte: Imprensa Prefeitura Municipal de Mandaguari

CRAS recebe vista técnica para avaliação do programa Criança Feliz

Nesta semana Mandaguari recebeu nas dependências do CRAS (Centro de referência de Assistência Social), a consultora Unesco, e do Programa Criança Feliz do Ministério dos desenvolvimento Social e Combate à Fome, Márcia Cristina Lazzari, que esteve na cidade para uma visita técnica para avaliação e monitoramento após a implantação do programa do Governo Federal.

O encontro contou com as presenças da secretária de Assistência Social do município, Gisele Knupp, da coordenadora da Proteção Social Básica, Jéssica Simões, a coordenadora do CRAS - Amanda Adão, e da supervisora do Programa no município, Bruna Vettor e dois visitadores do município de Ivaiporã.

 

O PROGRAMA

Todo mundo torce para que seu bebê se transforme em um vencedor na vida. Estimular as crianças corretamente desde o começo é a melhor maneira de garantir essa vitória.

O Programa Criança Feliz surge como uma importante ferramenta para que famílias com crianças entre zero e seis anos ofereçam a seus pequenos ferramentas para promover seu desenvolvimento integral.

Por meio de visitas domiciliares às famílias participantes do Programa Bolsa Família, as equipes do Criança Feliz farão o acompanhamento e darão orientações importantes para fortalecer os vínculos familiares e comunitários e estimular o desenvolvimento infantil.

Os visitadores serão capacitados em diversas áreas de conhecimento, como saúde, educação, serviço social, direitos humanos, cultura etc. A troca com as famílias será rica e constante. Assim, novos campeões serão criados e a luta pelo desenvolvimento social será vencida.

Para participar do programa, é preciso manter os dados no Cadastro Único atualizados, principalmente quando há grávidas e crianças de até três anos na família.

 

OBJETIVOS

• Promover o desenvolvimento infantil integral;

• Apoiar a gestante e a família na preparação para o nascimento da criança;

• Cuidar da criança em situação de vulnerabilidade até os seis anos de idade;

• Fortalecer o vínculo afetivo e o papel das famílias no cuidado, na proteção e na educação das crianças;

• Estimular o desenvolvimento de atividades lúdicas;

• Facilitar o acesso das famílias atendidas às políticas e serviços públicos de que necessitem;

 

POPULAÇÃO BENEFICIÁRIA

• Gestantes, crianças de até três anos e suas famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família;

• Crianças de até seis anos beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada e suas famílias;

• Crianças de até seis anos afastadas do convívio familiar em razão da aplicação de medida de proteção prevista no artigo 101 da Lei nº 8.609, de 13 de julho de 1990, e suas famílias.

 

DIRETRIZES

• Articulação, cooperação e integração intersetorial e multidisciplinar nos três níveis de governo;

• Formulação e revisão das estratégias setoriais com participação dos Comitês Intersetoriais da Primeira Infância, dos Conselhos de formulação e de controle social, das organizações da sociedade civil em nível local com as famílias e as comunidades beneficiadas, em processo dialógico, crítico, propositivo e transparente;

• Cooperação e apoio técnico com Estados, Distrito Federal e Municípios;

• Implementação das ações de forma descentralizada com integração das políticas públicas nos territórios, por meio da coordenação e integração dos serviços saúde, educação, assistência social, meio ambiente, cultura, lazer e instâncias de defesa dos direitos;

• Flexibilidade no estabelecimento de cooperação e implementação das ações do Programa, no sentido de apoiar e reconhecer os modelos de implementação nos estados e municípios;

• Promoção de apoio às famílias no lidar com seus filhos, respeitando a autonomia, a cultura e os direitos dessas e das crianças por meio de visitas domiciliares.

 

Fonte: Imprensa Prefeitura Municipal de Mandaguari

quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

A Caverna do Cambota

Tão mandaguariense  quanto o café-com-pão, a Caverna do Cambota existe no imaginário de nossa gente desde os tempos da derrubada do sítio, onde ela se localiza.
Nenhum documento menciona, mas os familiares do “Português” que derrubou a mata e limpou a área garantem que ele era acompanhado em suas tarefas por um índio e este índio já fazia menções à caverna antes mesmo de começada a tarefa de derrubada.
Outra pessoa que tem sua história muito ligada a esta relíquia indígena é o Dirley Bortolanza, que é , com certeza, o maior conhecedor do local pelas, tanto pelas várias expedições e quanto pelas pesquisas que lá realizou.
Entre a descoberta feita pelo “Português” e os estudos e pesquisas realizadas pelo Dirley, muitas lendas foram criadas e circularam, criando o mito daquele lugar que é a maior herança indígena para os moradores de Mandaguari.

Fonte: Donizeti Donha

terça-feira, 30 de janeiro de 2018

Epidemiologia faz alerta na semana de combate à Hanseníase

O Departamento de Epidemiologia da secretaria de Saúde do Município de Mandaguari, está divulgando informações importantes sobre a Semana e o Dia Mundial de combate à Hanseníase, celebrado no último domingo do mês de janeiro, dia 28 próximo.
         Segue alguns questionamento para que as pessoas sejam esclarecidas e tirem dúvidas sobre a doença:

 

1 - O que é hanseníase?

A hanseníase é uma doença crônica, infectocontagiosa, cujo agente etiológico é o Mycobacterium leprae, que infecta os nervos periféricos e pele. Se não tratada na forma inicial, a doença quase sempre evolui, torna-se transmissível e pode atingir pessoas de qualquer sexo ou idade, inclusive crianças e idosos. Essa evolução ocorre, em geral, de forma lenta e progressiva, podendo levar a incapacidades físicas.

Os pacientes diagnosticados com hanseníase têm direito a tratamento gratuito com a poliquimioterapia (PQT-OMS). O tratamento interrompe a transmissão em poucos dias e cura a doença.

 

2 - Como se transmite a hanseníase? Como se pega hanseníase?

A hanseníase é transmitida por meio de contato próximo e prolongado de uma pessoa suscetível com um doente com hanseníase que não está sendo tratado. Normalmente, a fonte da doença é um parente próximo que não sabe que está doente, como avós, pais, irmãos, cônjuges, etc. A bactéria é transmitida pelas vias respiratórias (pelo ar), e não pelos objetos utilizados pelo paciente.

 

3 - Quadro clínico e diagnóstico (quando pensar em hanseníase?)

Os principais sinais e sintomas da hanseníase são:

• Áreas da pele, ou manchas esbranquiçadas, acastanhadas ou avermelhadas, com alterações de sensibilidade ao calor e/ou dolorosa, e/ou ao tato;

• Formigamentos, choques e câimbras nos braços e pernas, que evoluem para dormência – a pessoa se queima ou se machuca sem perceber;

• Pápulas, tubérculos e nódulos (caroços), normalmente sem sintomas;

• Diminuição ou queda de pelos, localizada ou difusa, especialmente nas sobrancelhas;

• Pele infiltrada (avermelhada), com diminuição ou ausência de suor no local.

 

4 - Tratamento

O tratamento é gratuito e fornecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Varia de seis meses a um ano conforme a forma da doença, podendo ser prorrogado ou feita a substituição da medicação em casos especiais. O tratamento é eficaz e cura. Após a primeira dose da medicação não há mais risco de transmissão durante o tratamento e o paciente pode conviver em meio à sociedade. 

 

5 Prevenção

Hábitos saudáveis, alimentação adequada, evitar o álcool e praticar atividade física associada a condições de higiene, contribuem para dificultar o adoecimento pela Hanseníase.  A melhor forma de prevenção é o diagnóstico precoce e o tratamento adequado, assim como o exame clínico e a indicação de vacina BCG para melhorar a resposta imunológica dos contatos do paciente. Desta forma, a cadeia de transmissão da doença pode ser interrompida.

Por causa da falta de informações, os portadores da hanseníase ainda sofrem com o preconceito e, muitas vezes, acabam deixando de buscar o tratamento necessário.

Se você tem ou conhece alguém que possui sintomas parecidos com o da hanseníase, consulte seu médico o mais rápido possível, procure o Posto de saúde mais próximo!

Fonte: Imprensa Prefeitura Municipal de Mandaguari

sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

Prefeitura inicia operação tapa buraco

A Prefeitura do Município de Mandaguari, por intermédio da Secretaria de Urbanismo, Obras e Serviço Públicos, iniciou na manhã desta terça-feira (23) mais uma operação tapa buracos para atender diversas regiões da cidade.

 O trabalho teve início pela Rua Renê Táccola e depois seguirá para a Rua Padre Antônio Lock, duas vias de grande movimento de veículos diariamente. Segundo a secretaria, o serviço será levado para outras ruas da cidade, principalmente aquelas onde as chuvas mais prejudicaram o pavimento.

Fonte: Imprensa Prefeitura Municipal de Mandaguari

Projeto visa criação do museu do café em Mandaguari

Na manhã da última terça-feira (23) representantes dos setores de Cultura e Educação da Prefeitura de Mandaguari estiveram visitando as antigas casas que pertenciam à extinta a RFFSA (Rede Ferroviária Federal S.A.), na companhia do historiador mandaguariense, Levi Martins.

Estiveram no local o secretário de Cultura, Esporte e Lazer do município, Roberto Almeida do Nascimento, a arquiteta da Secretaria de Governo, Maria Eduarda Schincariol, 
Maurício Lessa do setor de Compras da Secretaria de Educação e Ester Bello, gerente de Cultura.

Durante a visita surgiu a boa notícia de que casas serão revitalizadas, mantendo suas características originais e transformadas em um espaço social. Em uma delas, deverá abrigar um museu, com mobília dos anos 1950, período que a cafeicultura vivia seus melhores momentos na cidade e região. De acordo com o historiador, que já participou da elaboração de um projeto para om o local, “o objetivo é garantir a preservação do patrimônio cultural da cidade, por isso o município está de parabéns pela boa iniciativas”.

Fonte: Imprensa Prefeitura Municipal de Mandaguari

sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

"Janeiro Branco" propõe reflexão sobre a saúde mental

O setor de Saúde Mental da Secretaria de Saúde de Mandaguari, está realizando a Campanha “Janeiro Branco”: dedicada a convidar as pessoas a pensarem sobre suas vidas, o sentido e o propósito das suas vidas, a qualidade dos seus relacionamentos e o quanto elas conhecem sobre si mesmas, suas emoções, seus pensamentos e sobre os seus comportamentos.

Segundo os organizadores, a campanha visa colocar os temas da saúde mental em máxima evidência no mundo em nome da prevenção ao adoecimento emocional da humanidade. Trata-se de uma campanha pensada, planejada e projetada para a promoção de saúde emocional nas vidas de todos os indivíduos que compõe a humanidade, buscando estratégias políticas, sociais e culturais para que o adoecimento emocional seja prevenido, conhecido e combatido em todos os campos, esferas, dimensões e espaços em que o humano se faz presente. 

Fonte: Imprensa Prefeitura Municipal de Mandaguari

quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

Inicia recape asfáltico no Jardim Progresso

A Prefeitura do Município de Mandaguari iniciou nesta quinta-feira (18) o recapeamento asfáltico em várias ruas do Jardim Progresso, dentro da programação da aplicação de recursos devolvidos pela Câmara Municipal no final do ano passado.

         O recape beneficiará as ruas Francisco de Mattos, entre as ruas Francisco Neiro e Ludovico Falkowski; Jerônimo Martines Sanches, entre as ruas Atílio Manerba e João Jacomini; Alonso Peres Munhoz, entre a rua Atílio Manerba e a Avenida Chaker Abrahim; Rua Ignácio José Carvalho, entre as ruas Francisco Neiro e Ludovico Falkowski. Também está na programação as ruas no entorno da Praça do Povo, localizada no Conjunto Habitacional Padre Max Kauffman (Popular I).

Fonte: Imprensa Prefeitura Municipal de Mandaguari

quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

Senador Requião será candidato ao governo do Paraná

Nesta terça-feira (16), o senador Roberto Requião apresentou seu nome como candidato para ser votado na próxima Convenção Estadual do partido e disputar a eleição ao governo do Paraná, em outubro.

“No Paraná vamos por fim ao Tucanistão. Administração de péssima qualidade sem nenhuma preocupação social e com muita corrupção”, disse o senador em suas redes sociais após colocar seu nome na disputa ao Palácio Iguaçu.

Requião já governou o Paraná por três mandatos (1991-1994, 2003-2006 e 2007-2010). Em 2010, foi eleito senador e está no seu último ano de mandato.

Fonte: PMDBPR.ORG.BR

terça-feira, 16 de janeiro de 2018

Secretaria de Saúde discute PMAQ com Agentes Comunitários de Saúde (ACS)

Foi realizada na tarde da última sexta-feira (12) no Centro de Convenções “Décio Bacelar”, reunião da Secretaria Municipal de Saúde com os Agentes Comunitários de Saúde (ACS), para um debate sobre o PMAQ - Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica.

“Seguindo orientação do prefeito Romualdo Batista, que sempre solicita a abertura de espaços para que a luz possa entrar, nós chamamos os ACS para participar desta reunião” observou o secretário de Saúde do Município, Josias Gonçalves. O principal objetivo do encontro foi a de abrir aos agentes a possibilidade de saber o quanto é arrecadado de recursos financeiros no PMAQ e como é feita a metodologia de distribuição dos valores que estes têm direito a receber. “Temos uma lei municipal que disciplina esta distribuição e Mandaguari faz isso desde 2013, sendo um dos municípios pioneiros nesta ação. Haja vista que ainda existe município que não faz esta distribuição aos seus agentes”, explicou Gonçalves.

“Sabíamos que teríamos algumas divergências entre o que entendemos sobre a lei municipal e o que já vinha sendo praticado desde a implantação. No entanto, não seremos intransigentes a ponto de não aceitar alterações nas propostas que fizemos, porém, deixamos claro que se faz necessário algumas alterações nessa lei para que possamos nos adequar por completo a todos os pedidos que nos foram feitos por nossos ACS”, ressaltou.

Para sanar todas as dúvidas foram disponibilizadas aos agentes as planilhas elaboradas pela Secretaria de Saúde, onde constam todos os nomes das pessoas beneficiadas pelo programa junto com seus respectivos valores a receber, além dos valores que o município recebeu durante o semestre.

De acordo com o secretário o próximo pagamento do PMAQ será efetuado na folha de pagamento deste mês de janeiro de 2018, ou seja, a secretaria tem até o dia 19 deste mês para enviar os valores ao Departamento de gestão de Pessoas, para que possa incluir na folha. Isso quer dizer que até a próxima sexta-feira (22) é possível fazer algumas alterações na planilha apresentadas. “Desde que está não esteja atendendo alguma parte da nossa lei ou mesmo possa ter alguns equívocos nãos constatados por seus elaboradores”, acrescentou.

No encontro foi apresentada uma sugestão para os agentes. “Sugerimos aos ACS que nos indiquem entre eles uma comissão permanente, a fim de mantermos um canal de comunicação entre eles e nossa gestão, com objetivo de debatermos possíveis mudanças e adequações necessárias no programa de distribuição destes recursos financeiros”, afirmou o secretário.

“Não temos a menor intenção de impor nada aos nossos colaboradores, tudo o que queremos é manter um dialogo franco e sincero, onde se possa ir dirimindo duvidas. Também nos colocamos a disposição para receber sugestão sobre aquilo que podemos estar fazendo para estar sempre melhorando a qualidade no atendimento aos nossos munícipes”, conclui.

 

O PROGRAMA

O PMAQ tem como objetivo incentivar os gestores a melhorar a qualidade dos serviços de saúde oferecidos aos cidadãos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) por meio das equipes de Atenção Básica à Saúde. A meta é garantir um padrão de qualidade por meio de um conjunto de estratégias de qualificação, acompanhamento e avaliação do trabalho das equipes de saúde. O programa eleva os recursos do incentivo federal para os municípios participantes, que atingirem melhora no padrão de qualidade no atendimento.

Fonte: Assessoria de imprensa Prefeitura Municipal de Mandaguari

segunda-feira, 15 de janeiro de 2018

Prefeitura inicia recape do entorno da Estação Rodoviária

A Prefeitura do Município de Mandaguari, por intermédio da Secretaria de Urbanismo, Obras e Serviços Públicos, iniciou nesta segunda-feira (15) o recape asfáltico no entorno da estação Rodoviária. Este recape faz parte de uma ampla programação de melhorias que serão realizadas também em alguns bairros da cidade, que foram viabilizadas através da devolução de recursos economizados pelo Legislativo e a contrapartida do município.

No mesmo cronograma está incluído o Jardim Esplanada, aonde será realizada a pavimentação na Rua Octávio Eugênio Vinholi. Já no Jardim Progresso serão pavimentados trechos das ruas Jerônimo Martinez Sanches e Alonso Peres Munhoz, podendo ser ampliada. Nas imediações da Escola Primeiro Passo (Parque da Pedreira), serão implantadas galerias nas ruas João Batista Campos, Antônio Lamonica Marques, Aroldo Ferreira e Domingos Guerino Forte.

         Vale ressaltar que, com recursos a serem aportados pela Prefeitura, está sendo efetuado recape no entorno da Estação Rodoviária e o mesmo acontecerá com as ruas Gabriel Manha e Pastor Getter Ribeiro de Castro, ambas no Jardim Esplanada.

Esgotamento sanitário, beneficiando 344 famílias do Jardim Cristina.

A assinatura do documento aconteceu na tarde desta terça-feira (9) no Gabinete do prefeito Romualdo Batista. A obra será realizada em parceria entre Prefeitura do Município de Mandaguari e a Sanepar, com investimento total (material e mão de obra) de R$ 499.380,50 para a execução de 4.581 metros lineares de rede de esgotamento sanitário, beneficiando 344 famílias do Jardim Cristina.

Esta obra, que deverá ter início nos próximos dias, vai ampliar a rede de esgotamento sanitário e melhorar ainda mais a qualidade de vida das famílias mandaguarienses. Mandaguari é atendida com 100% de água potável e conta com 66,49% de cobertura de esgoto sanitário, isso sem contar com as recentes obras dos jardins São Marcos e Novo Horizonte, que deverá colocar o município próximo do índice do Estado, que é de 70%.

Estiveram presentes representando a Sanepar o engenheiro Cristian Ruy e o técnico Paulo messias da Motta; o presidente da Associação dos Moradores do Jardim Cristina, Marcos Luiz Rodrigues; dos engenheiros do Município, Gilberto Aparecida Domingues Júnior e Dioni de Souza Gomes; do Assessor Executivo do Gabinete, Paulo Conte; e dos representantes da empresa vencedora da licitação, engenheiros Alisson Rosa Paglia e Rui Pedro Sales Molina Serrano.

domingo, 14 de janeiro de 2018

Jovens que não saem dos trilhos – Uma paixão pelas ferrovias

Nestes velozes tempos pós-modernos existe o reinado das redes sociais. Mas há também outras redes muito atuantes. De fãs clubes de celebridades. De colecionadores de vinil. De canecas. De canetas.
Existe também uma rede de admiradores da rede ferroviária. São jovens de todas as idades espalhados desde nossa cidade, passando pelo Paraná, Brasil e muitos países, onde quer que o trem produza sonhos, lá estão eles.
Em Mandaguari, um destes fãs das maravilhas do trem é o jovem Vitor Henrique que já há alguns anos, com uma câmera na mão e uma locomotiva de ideias na cabeça, quase que diariamente procura o melhor ângulo para registrar a passagem dos grandes comboios ferroviários por nossa cidade.
Vítor garante que o intuito de seu grupo “é de fotografar os trens, pois,  gostamos muito deles e é  gratificante mostrar fotos  de belas imagens da ferrovia para pessoal que também admira” ..

Autor: Donizeti Donha

sábado, 13 de janeiro de 2018

"A Batalha (de Idéias) de Maringá" e a Vitória da Democracia.

O dia 13 de janeiro de 2018 entra para história de Maringá e região e com ecos para todo o Brasil. Isto porque, mesmo sob toda ameaça de forças econômicas e políticas reacionárias, a Frente Brasil Popular de Maringá e região lançou, com muita moral, na câmara municipal da cidade, o Comitê pela Defesa da Democracia e pelo Direito à Livre Eleições, sobretudo de Lula poder ser candidato, exigindo, assim, um julgamento justo e imparcial em segunda instância no caso da condenação do ex presidente Lula. O comitê, no seu ato de lançamento, já deliberou para que membros da região de Maringá possam estar na vigília em Porto Alegre (RS) nos próximos dias 22, 23 e 24 de janeiro, pela não condenação de Lula no TRF-4. O Comitê acusa que Lula sofre de efeitos de judicialização da política na decisão do juiz federal de primeira instância, Sergio Moro, pois este o teria condenado sem provas concretas.
As forças reacionárias  de Maringá, capitaneadas pela ACIM, quiseram impor o não lançamento do comitê, marcando para mesma data, hora e local um manifesto contra Lula. Alguns veículos de comunicação pré intitularam de "A Batalha de Maringá" remetendo a ideia do confronto iminente. No entanto, essas forças acumularam sucessivas derrotas. Veja-se que se utilizaram de uma postura antidemocrática ao tentar impor e confrontar com a organização do evento do lançamento do comitê. Foram, por conta disso, previamente impedidos pela PM, de se acercar da câmara, contrariando profundamente seus intentos iniciais. Por fim, provocaram, organizaram e publicaram que reuniriam 10 mil participantes, quando não reuniram nem 1.000, que foram precocemente dissipados pelas chuvas de janeiro.
Por outro lado, com 700 pessoas, sendo um público para muito além dos 250 inicialmente esperados, a Frente Brasil Popular não só lançou formalmente o comitê, como deu exemplo de civilidade, de coragem, de insubordinação à ameaças alheias desde o início. A luta é pelo restabelecimento do Estado Democrático de Direito, abalados profundamente no golpe de 2016, que não é só para Lula, mas para todo o povo brasileiro. Essa mensagem é a que marca e que ecoará para o povo. Na Batalha das Idéias, o que torna uma organização ou um fato grandioso são seus conteúdos, suas posturas e portanto sua moral elevada. Vitória da Democracia.

João Flávio Borba
FBP - Maringá / PR.

Fábrica de asfalto

Fábrica de asfalto” – deu uma cara nova à cidade
Quase ninguém sabia onde ficava. Ao lado, no canto da Pedreira. Era um turbilhão. Uma cidade inteira para pavimentar.
Muitas pedras no caminho. Erosões. Contenções. Falta de orçamento.
Uniformizada pela cor do piche ficava na dela.  Tanques, caminhões e mãos. Trabalhava em silêncio após as explosões na rocha. Cada trecho asfaltado,  uma comemoração.
Tantas vidas e horas dedicadas ao futuro. Ao agora.
O tempo, a tecnologia, o avanço aposentaram suas máquinas. Desaparecidas?  Tão bom seria tê-las como símbolos, lembranças, histórias.
Seu terreno agora gerencia outras funções. Atende outros sonhos.
Mas cada metro, cada esquina da cidade guarda um pouquinho daquela história. Daquelas máquinas. Daqueles homens.

Autor: Donizeti Donha

sexta-feira, 12 de janeiro de 2018

Um monumento, uma relíquia


Muitas cidades da região já se desfizeram delas. Outras deixaram abandonadas. Ao relento.
As estações ferroviárias símbolo de um tempo. Do café. Da riqueza. Da chegada dos pioneiros.
Ao olhar para ela, quantas histórias recordamos.  Funcionários que se integraram a nossa comunidade. Viajantes que se deslumbravam com o ritmo dos primeiros tempos. Famílias que chegavam. Mercadorias que partiam. Novidades da moda. Enfim, a vida toda da cidade chegava ou partia através da Estação Ferroviaria.
É bom vê-la.  Forte, conservada, limpa. Faz parte da nossa identidade. É um exemplo de tantos outros lugares da cidade que merecem a mesma atenção, não só dos órgãos públicos, mas de cada um de nós.
Nunca  poderemos nos esquecer de que muitos locais, que tínhamos, eram depreciados, desprezados, desvalorizados, hoje, sabemos a falta que fazem. Cinema. Estádio do Mec. Capelas e escolas rurais.

Autor: Donizeti Donha

Parque da Pedreira, uma nascente quase no centro da cidade


Muitas pessoas que passeiam pelo Parque da Pedreira sequer suspeitam que toda aquela água presente faz parte das nascentes de um famoso córrego. O Córrego Vitória, apesar de toda a ocupação do local, continua lutando para existir, banhando lavouras e saciando a sede de seres humanos e animais.
Anteriormente a toda ocupação, por loteamentos ou empreendimentos, ao redor, aquela região era toda ocupada por dezenas de minas. Água cristalina e abundante. Peixes de diversas espécies. Muitas destas minas estão encanadas em grandes tubos de cimento, afirmam antigos habitantes da cidade. Outras estão a céu aberto e requerem um cuidado para não serem afogadas pelo lixo que alguns desavisados atiram.
Sempre é negativo fazer comparações, mas os habitantes dos países com mais consciência ambiental conseguem manter os seus rios límpidos e vivos, sem moradias ou indústrias às margens.
São conceitos diferentes de progresso que acabam tendo resultados também diferentes. Não é preciso muito esforço para saber o motivo de tantos rios terem morrido ou estarem contaminados ou quase secos, como é o caso do Rio Tabatinga, em nossa cidade.

Autor: Donizeti Donha

quinta-feira, 11 de janeiro de 2018

Nomeado o titular da recém criada Secretaria de Esporte e Lazer

Roberto Almeida do Nascimento foi nomeado como titular da recém-criada Secretaria da Cultura, Esporte e Lazer da Prefeitura de Mandaguari. Formado em Artes Cênicas, ele ocupou a te dezembro último o cargo de diretor de Cultura da então Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer do município, que com o desmembramento passa ser secretaria específica da área de educação.

Prefeito se reúne com equipe gestora da saúde para avaliar ações e traçar metas.

Com o objetivo de conhecer de perto as boas iniciativas, os avanços e também o que precisa ser feito a partir deste ano para melhorar ainda mais a qualidade no setor de Mandaguari, o prefeito Romualdo Batista, ao lado do secretário de Saúde, Josias Gonçalves, se reuniu com a equipe gestora da e diretores da pasta na tarde desta quarta-feira (10).

         “Temos que reconhecer que tivemos avanços e todos estão de parabéns por isso, mas, ao mesmo tempo, precisamos avançar ainda mais para dar o atendimento de excelência que a nossa população merece”, observou o prefeito. “Estamos trabalhando com planejamento e austeridade para que a saúde busque melhorar cada vez mais”, disse o secretário, que assumiu a pasta recentemente, já que Gonçalves estava acumulando as secretarias de Planejamento e Saúde até o final do ano passado.

         O encontro também foi uma oportunidade para diretores e coordenadores dos diversos setores da Secretaria de Saúde pudessem expor suas ideias e apresentassem suas reivindicações. “Sempre estivemos e estaremos abertos para o diálogo e quero estar sempre assim, bem próximo de todas as secretarias para ouvir e também falar dos nossos projetos para que seja alcançado nosso principal objetivo na administração como um todo, que é trabalhar pensando nas pessoas. As obras são importantes, mas temos que nos preocupar primeiro com as pessoas.

         Durante a reunião o secretário Josias Gonçalves também reforçou a intenção de realizar o programa “Saúde nos Bairros”, que tem como aproximar das mais diversas regiões da cidade a estrutura completa da secretaria.

         Entre os vários assuntos tratados, destacaram-se também a mudança da farmácia para outro prédio, que diminuir sensivelmente o fluxo de pessoas na sede da secretaria, além do trabalho incansável que será realizado pela equipe para zerar filas de consultas e exames especializados. “Este é um grande desafio, para o qual contamos com toda a equipe da Saúde”, afirmou o prefeito.

         “Com a estrutura que temos hoje, com quatro Unidades Básicas de saúde recém-inauguradas recentemente e outras quatro reformadas e ampliadas, precisamos acelerar a informatização de toda a rede e buscar a melhoria continua no atendimento em cada uma destas unidades”, concluiu Gonçalves.